Um novo levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública mostra que Pernambuco está em 3º lugar entre os estados do País com maior número de mortes violentas intencionais. A estatística é referente ao primeiro quadrimestre de 2024.
Com 1.328 vidas perdidas, Pernambuco só perde para a Bahia (2.178) e para o Rio de Janeiro (1.371). As mortes violentas intencionais englobam os homicídios dolosos, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte, latrocínio e óbitos decorrentes de ações policiais.
O ponto que precisa ser observado é a proximidade entre o Rio de Janeiro e Pernambuco em número de mortes violentas. Se forem observados apenas os homicídios dolosos, o estado nordestino aparece na vice-liderança, com 1.250 registros. O Rio somou 1.086.
O Rio de Janeiro só supera Pernambuco em número de mortes violentas intencionais por causa das estatísticas de óbitos decorrentes de ações policiais. O primeiro somou 205. Já o segundo, 17. A Bahia também aparece no topo nesse recorte: impressionantes 609 casos.